A Associação Desportiva de Machico realizou um inquérito por forma a avaliar o seu serviço desportivo, englobando todas as modalidades de formação do clube, nomeadamente futebol, voleibol, natação, karaté e boccia. O inquérito decorreu entre os dias 1 a 14 de junho de 2020, através de uma plataforma informática, tendo sido remetido o seu acesso a todos os encarregados de educação dos atletas da formação inscritos na época 2019/2020.

Os resultados da avaliação demonstram uma apreciação muito positiva do serviço desportivo praticado pelo clube, dado que 95,9% considera-se satisfeito com a AD Machico, sendo que destes 19,2% consideram um serviço muito bom, 57,5% consideram bom, 19,2% consideram suficiente, existindo apenas 4,1% que não se encontra satisfeito, considerando mau (2,7%) ou muito mau (1,4%) o serviço praticado. A comprovar esta satisfação, 93,5% dos inquiridos recomendaria o clube a um amigo (a), o que demonstra a enorme satisfação para com o clube.

Os resultados do inquérito demonstram também uma elevada fidelidade dos atletas ao clube, isto porque 42,5% dos atletas estão inscritos na AD Machico à 5 ou mais anos. Para além da fidelidade os resultados mostram também uma crescente procura pelo clube, dado que 23,3% foram atletas inscritos pela primeira vez no clube na época em análise.

Ao nível dos departamentos, os resultados indicam que o departamento técnico tem uma avaliação muito positiva (95,9%), assim como o departamento médico (89%), departamento administrativo (98,6%) e de transportes (87,5%).

No que diz respeito às instalações de treino, 49,3% consideram boas, 26% muito boas, 21,9% suficientes e apenas 2,7% considera más. Relativamente ao horário dos treinos o mesmo tem uma avaliação muito positiva (98,6%), sendo que 67,1% considera bom, 19,2% muito bom e 12,3% suficiente.

 A comunicação do clube também merece nota positiva (94,5%), assim como o valor da mensalidade é considerado suficiente por 54,8%, bom por 28,8%, muito bom por 12,3% e considerado mau por apenas 4,1%.

Estes resultados vêm comprovar que o projeto desportivo da Associação Desportiva de Machico está de acordo com as expetativas da grande maioria dos encarregados de educação dos atletas, o que reforça o espirito de compromisso de todos os seus colaboradores bem como da direção, de modo a dar continuidade ao mesmo, tentando responder no futuro às pertinentes sugestões deixadas, por forma a elevar ainda mais o grau de satisfação dos mesmos.

De acordo com a mais recente demografia federada publicada pela Direção Regional de Desporto no passado dia 22 de maio, a Associação Desportiva de Machico representa 2% do total de atletas federados da Região Autónoma da Madeira, com 432 atletas federados, sendo que 95% destes atletas estão inseridos no âmbito da formação. Segundo os mesmos dados a AD Machico na época em causa foi o clube que apresentou maior número de atletas federados no Concelho de Machico, sendo ainda o terceiro clube regional com maior número de atletas nas modalidades de futebol e Karaté, o quinto na modalidade de voleibol e o nono na modalidade de natação, o que vem comprovar a clara afirmação da AD Machico no panorama desportivo regional, aumentando com isso também a sua responsabilidade. 

Este é assim um instrumento fundamental no processo de melhoria contínua do serviço prestado, no qual a Associação Desportiva de Machico muito agradece a elevada participação dos encarregados de educação, demonstrando por parte destes também um elevado interesse na melhoria constate do clube.