Mensagem do Presidente

Caros Sócios e Simpatizantes,

É com grande orgulho que me dirijo a vós neste renovado e dinâmico sítio oficial do nosso clube. Esta tecnologia assume um papel primordial nos dias de hoje, e para além de nos possibilitar a divulgação de toda a atividade da nossa colectividade, é também um importante canal para chegarmos a todos vós.

A 14 de Abril de 2019 comemorou-se o 50.º aniversário da nossa querida Associação Desportiva de Machico. Cinquenta anos ao serviço do Desporto e do povo do Concelho de Machico, justificam o lugar de destaque que, por mérito próprio, a nossa Associação ocupa no Concelho e na Região. Somos, sem qualquer dúvida, em termos de expressão associativa, um dos grandes clubes da Região Autónoma da Madeira.

No futebol, estamos representados em todas os escalões etários, tendo todas as equipas, seniores e formação, na principal divisão dos respetivos campeonatos, a Divisão de Honra, criando esta época uma equipa B em iniciados, fruto do desenvolvimento e crescimento da modalidade no clube . Mas nesta modalidade, não poderia deixar de referir o projeto de sucesso que é hoje a Escola de Futebol “meuXico”, representando uma firme e excelente base do nosso modelo de formação desportiva. Sempre defendemos que a A.D. Machico deveria concentrar grande parte da sua atenção no futebol jovem, e é nesse sentido que, época após época, temos vindo a melhorar, quer com novos projetos quer com o reforço do nosso quadro técnico, o sector da formação do clube, recuperando o estatuto de grande viveiro de atletas, trabalho este reconhecido e certificado pela Federação Portuguesa de Futebol como Entidade Formadora de Futebol Certificada, sendo dos poucos clubes em Portugal com este estatuto.

Mas como é público e sabido, a nossa colectividade está muito longe de ser só futebol, e nesse sentido é com grande orgulho que, apesar das dificuldades, temos vindo a recuperar o voleibol com objectivo de elevar aos patamares de outrora. Na época que findou voltamos a conquistar o Campeonato Regional de Minis, representando a Região no Encontro Nacional de Minis 2019. Apresentamos novamente nesta época equipas em todos os escalões femininos, excepto nos seniores, bem como uma equipa júnior masculina, o que demonstra o bom trabalho de recuperação que tem vindo a ser efetuado.
O bom trabalho que vem sendo desenvolvido também pelas nossas secções de natação e karaté, são também motivo de regozijo, contribuindo decisivamente para o engrandecimento e ecletismo do nosso clube.

Contudo a preocupação social do clube é um elemento chave e nesse sentido no ano em que celebramos meio século de vida decidimos abraçar o desporto adaptado, com a criação de uma equipa de Boccia, a qual logo na época de estreia conquistou a Taça e o Campeonato da Madeira na categoria BC2, demonstrando a garra “machiqueira”!

Apesar da dinâmica desportiva que temos vindo a criar, os tempos são de dificuldades, sobretudo de âmbito financeiro. Os esforços assumidos para amenizar e diminuir o passivo herdado, têm nos feito percorrer caminhos difíceis, dificultados pela procura de conciliar a melhor representação e desempenho desportivo de todas as modalidades e escalões da A.D. Machico quer no âmbito regional ou nacional. Neste sentido criamos o programa de renumeração e recuperação de sócios que decorre até setembro, o qual é essencial para a vitalidade do clube.

É por isso, que renovo o apelo à ajuda de todos os machiquenses, sem excepção, para que possamos olhar para o futuro desta Associação e dos jovens desportistas desta cidade e do concelho com maior optimismo.

Mas estas dificuldades não nos podem afastar do nosso propósito de querer uma A.D. Machico mais forte no futuro, na qual se reforce a filosofia ganhadora do clube capaz de servir ainda melhor a população do Concelho de Machico. Queremos um clube que seja capaz de adaptar-se à nova realidade desportiva, com o qual a juventude continue a identificar-se.

Mas só com um grande esforço de todos – direcção, atletas, treinadores, pais, sócios, simpatizantes e parceiros – conseguiremos elevar, ainda mais, a grandeza da Associação Desportiva de Machico, no projeto para o qual nos propusemos e que a nossa associação com meio século de vida merece.

UNIDOS VENCEREMOS!

Raúl Miranda