Recentemente introduzido nas regras do futebol, o cartão branco é um instrumento que pode passar despercebido à maior parte dos adeptos do desporto rei, mas é um dos momentos mais importantes quando se faz a análise a qualquer tipo de encontro desportivo.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.
O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED-Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IP), a CAJAP-Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e a Coca-Cola.
Os mais recentes protagonistas da mostragem deste cartão foram os Sócios e Adeptos da Associação Desportiva de Machico. No final do jogo entre a AD Machico e a AD Pontassolense, a contar para a 4 jornada do CDHR-Sénior 2021/2022, e depois do resultado ter ficado nulo, não deixando de haver um forte apoio por parte dos mesmos à sua equipa, o árbitro da partida Anzonhy Rodrigues, de categoria nacional, dirigiu-se aos Sócios e Adeptos da AD Machico e mostrou o famoso cartão branco, assinalando o saudável momento de fair play por parte dos mesmos.
Este foi um momento impar, dado que têm sido raros os casos em que o Cartão Branco é atribuído a uma massa adepta em Portugal, o que enche de orgulho quer a direção da Associação Desportiva de Machico quer os seus Sócios e Adeptos.
Esta já não é a primeira vez que a massa Adepta da Associação Desportiva de Machico é reconhecida a nível Nacional. No passado dia 11 de setembro deste ano foi notícia em todo o País o gesto de fair play com que a equipa do São Martinho foi acarinhada no jogo diante a AD Machico a contar para a 1ª Eliminatória da Taça de Portugal, repetindo-se agora um novo reconhecimento aos mesmos através do Cartão Branco.