Luís Gomes, fisioterapeuta da Associação Desportiva de Machico, recebeu o Cartão Branco, pelo árbitro do encontro entre o SC Santacruzense e a AD Machico, no passado sábado, a contar para os Quartos de Final da Taça da Madeira Séniores 21/22.
Num lance, a meio da primeira parte, onde dois atletas do SC Santacruzense chocaram e ficaram caídos no chão, aparentando uma situação com alguma gravidade, a qual felizmente não se veio a revelar, Luís Gomes prontificou-se a dar a assistência médica necessária, em conjunto com o elemento da equipa médica do clube adversário, tendo assim uma conduta eticamente relevante que valeu logo no momento a exibição do respetivo Cartão Branco por parte do árbitro do encontro.
Recentemente introduzido nas regras do futebol, o cartão branco é um instrumento que pode passar despercebido à maior parte dos adeptos do desporto rei, mas é um dos momentos mais importantes quando se faz a análise a qualquer tipo de encontro desportivo.
O Cartão Branco é um recurso pedagógico que visa enaltecer condutas eticamente corretas, praticadas por atletas, treinadores, dirigentes, público e outros agentes desportivos.
O Cartão Branco resulta de uma parceria entre o PNED-Plano Nacional de Ética no Desporto (Instituto Português do Desporto e Juventude, IP), a CAJAP-Confederação das Associações de Juízes e Árbitros de Portugal e a Coca-Cola.
Esta é assim a segunda exibição do Cartão Branco nesta época à Associação Desportiva de Machico, tendo a primeira sido aos seus Sócios e Adeptos e agora ao seu Fisioterapeuta, Luís Gomes.