Patrocinadores
shopping-bag 0
Items : 0
Subtotal : 0,00
View Cart Check Out

Single Blog Title

This is a single blog caption

1 ano de adaptação e transformação

Fez por estes dias 1 ano em que a Associação Desportiva de Machico iniciou a sua adaptação e transformação a uma nova realidade provocada pela pandemia causada pelo COVID-19. Foi precisamente a 10 de março de 2020 que a AD Machico participou na sessão de esclarecimento sobre o Coronavírus,  promovida pela Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil, a partir da qual decidiu aplicar logo no dia 12 de março as medidas de contingência e combate à COVID-19 , seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, da Direção Geral da Saúde e do próprio Governo Regional da Madeira, suspendendo toda a atividade do clube, incluindo o encerramento das suas instalações, Sede Social e Estádio de Machico

Após a Associação de Futebol da Madeira (AFM) ter dado por concluídas todas as competições regionais no final de março, a AD Machico logo no início de abril resolveu dar o seu contributo num momento tão delicado para a humanidade, lançando o apelo maior que foi o #FicaEmCasa, através de um conjunto de vídeos em que participaram vários atletas, pais, treinadores e dirigentes do clube, no sentido de sensibilizar a ficar em casa, contribuindo assim para o combate à COVID-19.

Com o enorme desafio comunitário que a sociedade atravessava a AD Machico quis manter ativos os seus atletas, e no final de abril deu início ao projeto #TreinaEmCasa o qual consistia na realização de dois treinos semanais em casa, devidamente orientados pelos técnicos, através de planos de treino adaptados, dirigidos para os seus atletas mais jovens.

No mês de maio reabriu a Sede Social bem como a Pista de Atletismo do Estádio de Machico, após a elaboração de um Plano de Contingência apropriado, seguindo as orientações das entidades de saúde. Foi neste mês também que a direção da AD Machico comunicou o cancelamento do Torneio Machico Cup 2020 agendado para o mês de junho, realizado em parceria com a Câmara Municipal de Machico. “A Festa do Futebol”, como é reconhecido o Machico Cup, já contava com mais de 70 equipas de 18 clubes confirmados, com dois clubes fora da região também confirmados, num total aproximado de 800 atletas.

Aproveitando o final de época, a AD Machico realizou durante os primeiros dias do mês de junho um inquérito por forma a avaliar as suas várias componentes, englobando todas as modalidades de formação do clube, o qual teve uma apreciação muito positiva do serviço desportivo praticado pelo clube, dado que 95,9% consideraram-se satisfeitos com o serviço da AD Machico.

Com a melhoria dos indicadores referentes à pandemia, a 16 de junho a AD Machico lançou um novo projeto o  #TreinaComGarra, o qual desenrolou-se durante os meses de julho e agosto, com o objetivo de reativar a forma física dos atletas. Sendo a saúde e a segurança princípios pelos quais a AD Machico não abdica, após a criação do seu Plano de Contingência, devidamente avaliado e certificado pelo Instituto de Saúde da Região Autónoma da Madeira, foi possível regressar aos treinos com toda a segurança, quer para os próprios como para a saúde pública em geral, tendo tido uma adesão expressiva, com perto de 200 atletas divididos pelas por três modalidades, futebol, voleibol e natação.

O mês de julho iniciou-se com a inauguração do novo espaço de venda de artigos relacionados com o clube, denominado Loja Tricolor. Este espaço refletiu o crescimento do clube bem como concretizou o compromisso vincado com o Parceiro Técnico Kelme. A AD Machico participou também no mês de julho na retoma da competição da natação em Portugal, tendo participado no Torneio que homenageou o nadador mais conceituado da Região Autónoma da Madeira, Paulo Camacho. O final do mês ficou marcado pela receção do resultado da avaliação relativa ao Processo de Certificação a que a mesma se candidatou durante a época 2019/2020, junto da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), tendo mantido, pelo segundo ano consecutivo, o Estatuto de ENTIDADE FORMADORA CERTIFICADA 3 ESTRELAS para a época 2020/2021.

   

No início do mês de setembro a Associação Desportiva de Machico participou na maior prova para nadadores de águas abertas de longa distância em Portugal, o Madeira Island Ultra Swim (MIUS) tendo 7 jovens atletas terminado o desafio. No final deste mês deu-se o arranque dos treinos da equipa principal de futebol da Associação Desportiva de Machico para a nova época no Estádio de Machico, adotando as orientações do IA-Saúde e da DGS e cumprindo com o Plano de Contingência, com um forte apoio dos sócios e adeptos no exterior do Estádio, sinal claro de comunhão entre equipa e massa associativa.

                 

Pode ser uma imagem de 5 pessoas e pessoas em pé Pode ser uma imagem de 1 pessoa e ao ar livre

O mês outubro iniciou-se  com o prolongamento do processo de renumeração e recuperação de sócios com cotas em atraso, fundamental para a vitalidade do clube, iniciado em fevereiro de 2020, até 31 de dezembro desse ano. Inicialmente previsto terminar a 30 de setembro, o processo sofreu um atraso, devido à pandemia, o qual com o prolongamento do prazo pôde de alguma maneira ser recuperado, estando agora na sua fase final de conclusão. Neste mês deu-se também início aos treinos do futebol formação, do voleibol, do karaté e natação para a época 2020/2021, seguindo as orientações da DGS e cumprindo com o Plano de Contingência da AD Machico, efetuando também a adaptação aos novos procedimentos que foram sendo aplicados, por forma a garantir a segurança e saúde dos atletas.

Nenhuma descrição de foto disponível.

O mês de outubro ficou ainda marcado pela apresentação da equipa de Boccia para a época 2020/2021 a qual veio já nesse mês a conquistar o 1º lugar na categoria BC2, na única etapa da Taça da Madeira realizada da época até ao momento.

 

Novembro iniciou-se com a determinação da suspensão da competição regional em todas as modalidades por parte do Governo Regional da Madeira, a qual se mantém até ao presente momento, prosseguindo no entanto com os treinos. Este mês ficou marcado também por mais um investimento do clube na formação, abrindo um espaço de ginásio no Campo Futebol Tristão Vaz, complementando o ginásio já existente no Estádio de Machico, dispondo de equipamentos adequados ao trabalho dos praticantes. No final deste mês foi apresentada a nova imagem do site do clube, juntamente com as redes sociais, permitindo assim, de forma direta, rápida, segura e mais moderna, que todos os nossos seguidores possam acompanhar a atividade do clube, reforçando desta maneira a ligação entre todo o Universo Tricolor.

     

O último mês do ano de 2020 ficou marcado pela ativação do Plano de Contingência da AD Machico, através da realização de testes a atletas, os quais vieram a revelar-se todos negativos. Com a subida do números de casos positivos para a COVID-19 no Concelho de Machico, foi determinada pela direção do clube a suspensão dos treinos para todas as suas modalidades como medida preventiva, ajudando assim no combate à pandemia.

Após praticamente 3 meses desde a suspensão, este mês de março foi marcado pela retoma dos treinos da natação.  Esta é para já a única modalidade do clube que irá retomar os treinos, aguardando o evoluir positivo da pandemia, bem como as determinações do Governo Regional da Madeira, para que as restantes modalidades também possam em breve retomar a sua atividade.

Todo este ano foi de enorme aprendizagem, quer para o clube como para os atletas. O acompanhamento e a responsabilidade de todos os atletas, técnicos, encarregados de educação, colaboradores e sócios, bem como o contributo dos parceiros públicos e privados, superaram muitas barreiras, permitindo que a Associação Desportiva de Machico trouxe-se inovação e um espírito de superação para continuar a desempenhar a sua função, sempre com a condição de contribuir para a segurança e saúde dos seus atletas, melhorando todos os dias enquanto clube, indo ao encontro da sua missão, assim como cumprindo com o Estatuto de Utilidade Pública que detém.

A Direção da AD Machico agradece a todos os que ao longo deste ano extremamente difícil contribuíram de forma direta ou indireta para que o clube pudesse desempenhar a sua missão, esperando poder continuar a contar com a preciosa colaboração no futuro. A Associação Desportiva de Machico continuará a respeitar as deliberações do Governo Regional e das autoridades de saúde, tornando a  apelar uma vez mais a todos os atletas e população em geral que cumpra com as normas e recomendações das autoridades de saúde regionais e proteção civil municipal, para assim podermos ultrapassar este período de maior dificuldade.

 

 

 

 

Faz-te sócio Loja Tricolor