O Departamento do Futebol Formação da Associação Desportiva de Machico em parceria com a Associação de Futebol da Madeira (AFM) promoveu ontem uma formação aos atletas do escalão sub15 sob o tema “Educar para os Direitos Humanos através do Desporto”, tendo esta sido ministrada pelo Vice-Presidente Desportivo da AFM, José Spínola. A formação decorreu na sala de imprensa do Estádio de Machico, tendo sido ministrada através de videoconferência (plataforma ZOOM), cumprindo com o Plano de Contingência da Associação Desportiva de Machico por forma a reduzir o risco de contágio da COVID19.
A formação incidiu sobretudo na campanha promovida pela Amnistia Internacional em parceria com a Federação Portuguesa de Futebol a qual visa sobretudo alertar para o que existe no futebol que contraria dos fundamentos dos Direitos Humanos, os quais têm sobretudo haver com o racismo, a discriminação, as ameaças à integridade física, ao discurso de ódio e ao tráfico humano. Por outro lado a campanha alerta também para o que existe em comum entre o futebol e os Direitos Humanos, e que deve prevalecer, como as regras, a igualdade, a equidade, a justiça e o respeito pelo outro.
Esta foi a quinta formação da época, mesmo em tempo de pandemia, a qual faz parte do plano de formações que a AD Machico tem previsto, no âmbito do Processo de Certificação junto da Federação Portuguesa de Futebol, o qual se encontra a decorrer para esta época 2020/2021.